De 19 a 24/11/2007, realizou-se na escola Flora Calheiros Cotrin, a Semana da Consciência Negra que foi coordenado pelas professoras: Rita Lindomar Sousa de Aguiar Souza e Erinete Souza. Tendo em vista que em janeiro de 2003 o governo federal por meio do ministério da educação aprovou a Lei nº 10.639, que determina a inclusão do ensino da História e Cultura Africana e Afro-brasileira nas escolas de nível fundamental e médio do Brasil. Tal medida, como compreendemos, é de suma importância para um reparo no ensino do país, no que tange a história e a contribuição dos povos africanos na formação da cultura brasileira. Este projeto teve como objetivo respeitar as manifestações culturais, étnicas e religiosas; identificar as situações em que a injustiça se faz presente etc.
O projeto envolveu os 2.420 alunos de todas as séries e turnos da escola. Buscando a participação coletiva e conscientização pelo respeito ao próximo.
Temas desenvolvidos:
vocabulário afro-brasileiro;
comidas;
religião;
contos africanos;
danças;
músicas;
exposição fotográfica;
exposição de artes plásticas;
sessão de filmes;
desfile de roupas e penteados afro-brasileiros
poesias
personalidades da cultura negra.
O trabalho contou com apresentações de exposições dos temas trabalhados no auditório da escola, sala de multimídia, nas salas de aula e pátio. Tivemos ainda algumas palestras sobre os temas e a participação dos nossos alunos na I Marcha estudantil Zumbi dos Palmares na Zona Leste. O encerramento aconteceu no sábado dia 24/11/2007, com uma deliciosa Feijoada Cultural, onde houve apresentações de danças e músicas por alunos da escola e convidados, além do bingo de uma bicicleta.