domingo, 21 de outubro de 2007

“NOS TRILHOS DA MADEIRA-MAMORÉ”


Os alunos das Escolas Estaduais de Ensino Médio: Flora Calheiros, Murilo Braga, Castelo Branco e Getúlio Vargas, tiveram uma aula ao estilo “Caminhada Ecológica”, seguindo os marcos históricos que deram sustentação ao funcionamento da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. E ainda contamos com a presença de dois alunos do Colégio Interação. Da Linha Férrea, seguindo a margem direita do Rio Madeira, o Porto Fluvial, Prédios e toda a extensão do entorno da Madeira-Mamoré.
Durante a caminhada tivemos aulas expositivas ministradas pelos professores envolvidos no projeto. Na área de Biologia: Edson Eduardo (Escola Getúlio Vargas), Filosofia/Geografia/Geografia de Rondônia/História/História de Rondônia/Sociologia: Alípio Pinheiro (Escola Murilo Braga). Os temas abordados durante a caminhada foram a história da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, do Bairro Triângulo, Cemitério da Candelária, Cemitério das Locomotivas, Vila Candelária, vegetação local e os impactos ambientais àquela área em vista da construção das Usinas do Madeira.
Os respectivos professores promoveram e dinamizaram o ritmo da caminhada, organizando as exposições, os intervalos e os locais de paradas, que se realizou no dia 20/10/2007 (sábado), de 7:30 às 11:45 h. Saindo e retornando no Complexo Ferroviário (EFMM).
O projeto contou ainda com a valiosa participação das professoras de Biologia: Liriane Lima (Escola Castelo Branco), de Língua Portuguesa/Literatura/Redação/ Inglês: Ana Cláudia (Escola Flora Calheiros), História: Erinete (Escola Flora Calheiros) e a Axiliar de Biblioteca: Rita Lindomar, que ficaram responsáveis pela parte da organização, apoio e registros fotográficos, filmagens e publicação na Internet.

Um comentário:

Professor Alípio Pinheiro disse...

Parabés aos alunos e professores da escola Flora Calheiros que participaram desse projeto. A próxima edição vai acontecer no dia 26 de abril de 2008. Informações: alp.nba@hotmail.com ou 8403 3385. Na Escola Flora Calheiros procurar a professora Ana Cláudia. Professor Alípio Pinheiro.